Carne à moda dos hermanos no Tierra del Fuego

Abrir um restaurante que servisse apenas cortes de carne argentinos, como os famosos Bifes de Chorizo e Ancho, era um desejo antigo do mestre churrasqueiro Pedro Montefusco. E foi dessa vontade que nasceu o Tierra del Fuego, aberto desde 15/04/2011 no Bacacheri, em Curitiba.

Montefusco é natural de Córdoba, na Argentina, mas mora no Brasil há 25 anos e sempre esteve envolvido com gastronomia. “Sou de uma família de açougueiros e churrasqueiros, desde pequeno vivo nesse ambiente. Achei que faltava em Curitiba uma casa de carnes legitimamente argentina”, explica.

O restaurante funciona em sistema a la carte , e as carnes só vão para a grelha depois que o cliente pede – a churrasqueira fica virada para os consumidores, o que facilita o acompanhamento do pedido, que fica pronto em aproximadamente 25 minutos. Os responsáveis pela grelha são o próprio Montefusco e dois outros churrasqueiros que o acompanham há dez anos.

No cardápio, o que faz mais sucesso são cortes como Bife de Chorizo, que corresponde ao contrá-filé brasileiro, Ojo de Bife (também chamado de Bife Ancho) e Vacio (fraldinha). As carnes, originárias da região dos pampas úmidos (Buenos Aires, Santa Fé, Córdoba e Uruguai), vêm acompanhadas do Molho Chimichurri, uma iguaria que dá um toque especial à carne. Os Cortes de Cordeiro, também são bastante apreciados.

Embora as carnes sejam o “carro chefe” da casa, o cardápio também traz pratos e petistos para que o cliente se sinta, realmente numa casa argentina. “Resolvi trazer também alguns petiscos típicos, como a Empanada Cordobesa, feita com carne moída, especiarias e uma pimenta especial trazida da argentina (aji molido), além do pimentão com cebola assado na brasa, a Morcilla, o Moyeja, a Panqueca de Doce de Leite… Estes são pedidos tradicionais na Argentina e me surpreendi com o sucesso que faz aqui também”, conta o churrasqueiro.

Além disso, a Carta de Vinhos, elaborada por Sommelier, tem vários rótulos argentinos, uruguaios e chilenos, mais exemplares trazidos de Portugal, França, África do Sul, Estados Unidos, Austrália, Espanha e Itália.
E toda última SEXTA-FEIRA do mês o Restaurante vira palco para um Show de Tango.Inlcuir link para o tango.
A apresentação vai das 20:00hs horas às 23h30. Há couvert artístico. É recomendado fazer reserva.